Para ampliar a faixa etária da vacinação em Contagem, a Prefeitura aguarda a chegada de mais doses a serem enviadas pelo Governo do Estado. Até essa quinta-feira (22/4), Contagem vacinou 79.595 pessoas com a primeira dose das vacinas contra a Covid-19. Ao todo, o município recebeu 85.163 doses destinadas à imunização com essa dose dos grupos prioritários. As 5.568 doses restantes dessa diferença estão em aplicação para os idosos a partir de 63 anos, trabalhadores da saúde e forças de segurança.
O secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões, esclarece que na medida em que as doses chegam no município, elas já são diretamente separadas para a aplicação nos grupos prioritários. “O Estado define o público alvo e a quantidade de doses que vamos receber. Queremos dar celeridade à vacinação, então quando as doses chegam, organizamos os mutirões nos finais de semana e feriados, mas, para isso, precisamos receber mais vacinas”, disse.
Até na última segunda-feira (19/4), com a chegada da 13ª remessa, Contagem recebeu ao todo 144.366 doses das vacinas CoronaVac e AstraZeneca, para a aplicação das doses 1 e 2. De acordo com o vacinômetro da Secretaria Municipal de Saúde dessa quinta-feira (22/4), já foram aplicadas 112.480 doses, sendo 79.595 doses 1 e 32.885 doses 2.
No momento, o município está imunizando o grupo prioritário de trabalhadores da saúde, idosos moradores de Instituições de Longa Permanência (ILPIs), pessoas com deficiência moradoras de lares inclusivos, quilombolas, profissionais das forças de segurança; e idosos a partir de 63 anos.
Repórter Vanessa Trotta Batista Fotógrafa Janine Moraes